SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA VOCÊ QUE TEM A VISÃO NO FUTURO.

CIDADE DIGITAL



A PRINTSCOM é a responsável por trazer a era digital para o mundo do samba.

Reconhecida como uma das maiores e melhores festas populares do mundo, no carnaval de 2010 foi inaugurado o Projeto Sapucaí Digital, que possibilitou ao público visitamte da Marquês de Sapucaí acesso gratuito à internet sem fio.

O projeto foi idealizado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, contou com a coordenação técnica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e foi instalado pela empresa PRINTSCOM, Parceira de Soluções da Motorola, com o suporte da AGORA TELECOM, Distribuidor Motorola.

O projeto implantado pela PRINTSCOM permitiu que as pessoas navegassem na internet e enviassem fotos tiradas durante o desfile para qualquer lugar do mundo. Implementado totalmente com soluções MOTOMESH™ da Motorola, o sistema permitiu que toda a população, turistas e visitantes se conectassem gratuitamente durante uma das mais importantes festas do calendário brasileiro.


A era digital chegou à artéria central do Rio de Janeiro

A Avenida Presidente Vargas ganhou acesso sem fio e gratuito à internet.

O projeto Presidente Vargas Digital de banda larga gratuita wi-fi é parte integrante do Projeto Corredor Digital do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, UERJ e PRINTSCOM.

Foram espalhadas em pontos estratégicos 14 antenas nos 3,5 Km da Via. Cerca 100.000 transeuntes foram beneficiados com a rede gratuita. São 1.050 usuários por dia utilizando o sinal Wi-Fi com velocidade de até 30 Mbps.

O projeto visa o acesso gratuito à internet aos transeuntes, residentes, carros e comércio popular. Ampliando o acesso a população, incluindo o cidadão virtualmente na sociedade. A PRINTSCOM também é responsável por garantir a manutenção e o desempenho da rede.


A Zona Portuária ganha sistema de acesso sem fio e gratuito à internet.

A Zona Portuária do Rio de Janeiro, uma das principais portas da cidade e o principal ponto de exportação da indústria fluminense e carioca ganha sistema de acesso sem fio e gratuito à internet.

Essa iniciativa de levar internet a Zona Portuária é dos benefícios que o projeto Porto Maravilha traz para a cidade do Rio de Janeiro. O projeto não foi somente pensado para o turismo e o desenvolvimento econômico, mas, tão importante quanto, para os próprios moradores da Zona Portuária, que desfrutarão dos benefícios da inclusão digital.

Idealizado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o projeto contou com planejamento e execução da PRINTSCOM, parceira de soluções de conectividade sem fio da Motorola no Brasil.

Para resolver a necessidade de tecnologia a PRINTSCOM viabilizou um estudo técnico da área, selecionando as soluções de conectividade sem fio da Motorola. Foi instalada uma conexão do tipo Ponto-a-Ponto com tecnologia OFDM (Orthogonal Frequency - Division Multiplexing), que permite cobrir longas distâncias e estender a área de cobertura para todos os pontos da região Portuária. Além disso, o sinal é redistribuído através de vários módulos Ponto-a-Multiponto, estendendo ainda mais o alcance.


O projeto possibilita o acesso gratuito e sem fio à internet de alta velocidade em qualquer ponto do morro.

A comunidade do Morro da Providência, localizada entre os bairros do Santo Cristo e da Gamboa, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro está conectada à internet.

Morro da Providência Digital é um projeto, integrante do Rio Estado Digital do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, UERJ e Printscom.

O projeto possibilita o acesso gratuito e sem fio à internet de alta velocidade em qualquer ponto do morro, por meio da tecnologia já utilizada no programa Presidente Vargas Digital e Porto Digital.

O projeto contou com o planejamento e execução da PRINTSCOM, foram instaladas em pontos estratégicos 40 antenas. A amplitude da área coberta beneficia cerca de 2000 residências no Morro da Providência. Em média são 500 usuários por dia utilizando o sinal Wi-Fi.

Alexandre Cardoso, Secretário Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro, afirma que “Essa iniciativa tem o objetivo de democratizar o acesso a internet, promover a inclusão de todos os moradores da cidade e oferecer novas oportunidade e perspectivas de futuro através da comunicação sem fio.”